Navio-Patrulha Roraima volta ao estado após 15 anos e recebe visitantes em Caracaraí

Navio-Patrulha Roraima volta ao estado após 15 anos e recebe visitantes em Caracaraí
Navio-Patrulha Roraima retorna a Roraima após 15 anos e abre as portas para visitação pública no porto de Caracaraí
Em comemoração aos 50 anos de história, embarcação da Marinha do Brasil promove visitação pública nos dias 16 e 17 de junho e é homenageada em sessão especial na Assembleia Legislativa.

 

Após um hiato de 15 anos, o Navio-Patrulha Fluvial “Roraima” está de volta ao estado para uma série de atividades comemorativas. A embarcação da Marinha do Brasil estará aberta para visitação gratuita nos dias 16 e 17 de junho, das 9h às 17h, no cais do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), em Caracaraí. A entrada será pela rua lateral ao quartel do Corpo de Bombeiros da cidade-porto.

O retorno do NPaFlu Roraima integra a programação alusiva aos 50 anos de incorporação da embarcação à Armada da Marinha, completados em fevereiro deste ano. Em sua última passagem pelo estado, em 2010, o navio atracou em Boa Vista após vencer as complexas condições de navegação do Furo do Cojubim e das corredeiras do Bem-Querer. Desta vez, por limitações técnicas, a embarcação permanece em Caracaraí, onde receberá o público para uma experiência imersiva no universo naval.

“Infelizmente, não foi possível alcançar Boa Vista novamente, mas estamos prontos para receber a população de Caracaraí e mostrar um pouco do trabalho estratégico da Marinha na proteção dos nossos rios, das fronteiras e da soberania nacional”, declarou o deputado estadual Soldado Sampaio (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, que propôs uma homenagem à embarcação.

A celebração inclui uma sessão especial no plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas, na manhã do dia 16 de junho. Durante a solenidade, será entregue a Comenda História Viva de Roraima, uma honraria concedida a instituições e personalidades com relevantes contribuições ao desenvolvimento do estado. A cerimônia contará com apresentações musicais das bandas da Marinha e da Polícia Militar de Roraima, e será transmitida pela TV Assembleia (canal 57.3), Rádio Assembleia (98.3 FM) e redes sociais oficiais da ALE-RR.

Sob o comando do Capitão de Corveta Antônio Carrijo e subordinado ao 9º Distrito Naval, o NPaFlu Roraima foi construído pelo estaleiro Mac Laren, em Niterói (RJ), e é o primeiro navio da Marinha a levar o nome do estado — à época, ainda Território Federal de Roraima. Com meio século de história, a embarcação acumula missões de patrulha, inspeção naval, controle do tráfego aquaviário e operações ribeirinhas em toda a Bacia Amazônica, especialmente na região do Rio Branco.

A TV Assembleia também prepara um documentário especial sobre a história do navio, com estreia prevista para o dia 27 de junho. A produção acompanhou parte do trajeto do navio desde sua partida em Manaus até Caracaraí. Um teaser será exibido em primeira mão durante a sessão solene.

A visitação pública ao navio é uma oportunidade única para que a população conheça de perto os compartimentos, a estrutura e o funcionamento de uma das mais importantes embarcações fluviais da Marinha, símbolo de presença do Estado brasileiro nos rios da Amazônia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você tambémpode gostar desse conteúdo

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

Rolar para cima